"São Valentim ou Saint Valentinus é um santo católico que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome se refere a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C."
Ora então a malta toda anda a comemorar a decapitação do Homem...não?
1 comentário:
Compreendo perfeitamente a tua indignação....ora não basta já o que é senão o coitado ter sido degolado e nós para o celebrar trocamos mensagens de amor, ramos de flores, relógios Swatch, perfumes, jantares românticos.....tá mal!
Tou com o imperador: acabavam-se os namoros e casamentos (ora dá tanta coisa gira na televisão...para quê nos moermos com um gajo ao lado a massacrar-nos o juizo!!)
Tenho dito!
Enviar um comentário